sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Invista na Sua Saúde!


SAÚDE –  Multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social (OMS, 1978).


A prática de exercícios físicos regulares traz reconhecidas vantagens na melhoria da QUALIDADE DE VIDA. Segundo Guedes (1995), “a atividade física influencia diretamente os índices de aptidão física (ver matéria), os quais, por sua vez, interferem nos níveis de prática daquela”, ou seja, quanto melhor (e não mais) desenvolver alguma atividade física, melhor será o índice de aptidão; e, quanto melhor este índice, melhor será o desenvolvimento da prática esportiva.

Diz ainda Guedes (1995) - “Considerando que o estado de ser saudável não é algo estático; pelo contrário, é necessário adquiri-lo e reconstruí-lo dia após dia de forma individualizada, constantemente ao longo de toda a vida”, a atividade física (juntamente com outros bons hábitos de vida) torna-se um dos meios mais eficazes e recomendados por toda a comunidade científica para tal objetivo. Justamente pela capacidade de agregar outras mudanças salutares no estilo de vida de quem se engaja definitivamente na prática regular de algum exercício físico!

É muito divulgado os benefícios que a atividade física planejada, orientada e sistematizada traz ao aprimoramento da aptidão física e conseqüentemente à nossa saúde. Constata-se hoje, através dos inúmeros mecanismos de comunicações (televisão, revista, rádio, jornal, internet, etc.), orientações e indicações das mais diferentes modalidades e tipos de exercícios físicos para este ou aquele indivíduo ou grupos de indivíduos com esta ou aquela finalidade, necessidades e/ou objetivos. Segundo o Professor Bassoli (UFJF), “estes procedimentos, tem características genéricas e, invariavelmente, são desacompanhados de efetivas orientações e diagnósticos das condições físicas atuais e individuais dos praticantes..”.


Serão abordados em outras matérias (e são um consenso no meio acadêmico e científico), os benefícios da prática regular e orientada da atividade física. Porém, devemos ter o maior cuidado de onde colhemos as informações para a escolha e execução de determinado tipo de exercício ou atividade.

Pode inicialmente lhe parecer simples uma orientação sobre atividade física, não é? Mas... Quem está passando as informações? As orientações serão direcionadas às suas realidades? O que está sendo proposto é o que realmente se tem necessidade? Qual é o objetivo a ser alcançado? E para quê? Enfim... Inúmeras são as perguntas!!

O que tem que ficar claro para o público interessado em iniciar ou dar continuidade na prática de qualquer atividade física, é de como estabelecer uma prescrição saudável, segura, sem riscos e com máximo de benefícios para cada realidade, condição pessoal, faixa etária, limitações e possibilidades.

O quanto de atividade física necessita-se, que atividade física é a mais apropriada, quais a capacidades físicas a serem aprimoradas, qual o local mais adequado, qual a intensidade a ser utilizada, por quanto tempo, quantos são os exercícios, quantas repetições, em que velocidade, com qual amplitude de movimento, qual a melhor postura, qual técnica utilizar, que tipo de respiração, quais serão os materiais, que implemento ou equipamento se adapta melhor, qual metodologia de trabalho é a ideal usar em determinado momento. Ainda, acrescente a todas estas variáveis, o estilo de vida, tipo de trabalho, alimentação, sono, tempo disponível para a prática, possíveis limitações de ordem física ou neurológica, psicológicas ou fisiológicas, histórico familiar para doenças crônico-degenerativas como cardiopatias, diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose, acidente vascular cerebral, etc. São todos estes, fatores individuais, que um bom profissional da área de Educação Física irá avaliar para estabelecer um programa de atividade física ou exercícios físicos apropriados para cada praticante.

Ainda assim lhe parece simples estruturar um programa que atenda a seus objetivos e necessidades com segurança e eficácia?

Percebe-se desta maneira que, mais que motivar a prática geral das atividades físicas, é imprescindível orientá-la de maneira satisfatória para as diferentes realidades. O que se torna impossível através das reproduções sistemáticas e generalizadas das receitas formuladas e prontas, que tanto são empurradas por pseudo-profissionais e muitas vezes vendidas como “realidades milagrosas” pelos diferentes meios de comunicações. 

FAÇA A COISA CERTA! VALORIZE SUA SAÚDE! VALORIZE SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!


"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente." (Hipócrates)



          

Nenhum comentário:

Postar um comentário