domingo, 27 de janeiro de 2013

Pentáculo do Bem Estar



A sociedade está em constante evolução, com isso vários temas despertam preocupações e vão se modificando a cada momento conforme muda a população, suas necessidades e seus interesses. Em conseqüência, surgem temas de interesse relacionados diretamente com esse grupo social, tais como: o cuidado com o corpo, a melhora da qualidade de vida, a vivência de uma vida saudável e independente.
Qualidade de vida é definida como a condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e sócio-ambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. Dentre os parâmetros individuais, o estilo de vida é um dos importantes determinantes da saúde de indivíduos, grupos e comunidades. Enquanto nos parâmetros sócio-ambientais destacam-se as condições de trabalho, remuneração, educação e lazer, dentre outros (NAHAS, 2006).
É grande o impacto dos hábitos pessoais e do estilo de vida em nossa saúde. Sendo assim, as mudanças comportamentais podem ser muito efetivas na área de prevenção e controle das doenças associadas à inatividade física, alimentação inadequada e outros hábitos de vida errôneos (NAHAS, 2003).
Ainda para Nahas (2003) existem sólidas evidências de que o estilo de vida individual, que é um conjunto de crenças, valores e atitudes que se refletem em nossos hábitos cotidianos, ou seja, em nosso padrão de comportamento, apresenta um elevado impacto sobre a saúde, em geral, determinando para a grande maioria das pessoas, o quão doentes ou saudáveis serão, a médio e longo prazos. São inúmeros fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano. Na qualidade de vida podem ser destacados fatores determinantes como: estado de saúde, longevidade, satisfação no trabalho, salário, lazer, relações familiares, disposição, prazer e espiritualidade (BARBANTI et al, 2002; NAHAS, 2003). Entretanto, para grupos sociais são utilizados parâmetros estatísticos que mensuram o grau de qualidade de vida ou desenvolvimento humano existente, dos quais podemos citar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um indicador que mensura a qualidade de vida da população de um país, levando em conta fatores como: educação, longevidade e renda (ONU, 2005).
Nas últimas décadas tem sido abundante a produção de modelos e medidas que tentam explicar e avaliar bem-estar, qualidade de vida, estilo de vida e outros aspectos de um conceito maior denominado saúde. Segundo Nahas (1996), os fatores nutrição, atividade física e controle do estresse têm sido tradicionalmente associados com questões da saúde e bem-estar.


ESTILO DE VIDA corresponde a várias ações que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades das pessoas. Essas ações têm grande influência na saúde geral e na qualidade de vida de todos os indivíduos.
Cada hábito do dia-a-dia se reflete na sua saúde e qualidade de vida. Está tudo interligado: a prática de atividade física, a disciplina na alimentação, a atenção aos relacionamentos, o controle do estresse e o comportamento preventivo em questões de saúde e segurança.
O equilíbrio desses cinco pilares – que formam o Pentáculo do Bem-Estar – nos ajuda a levar uma vida mais saudável. Para descobrir como sua vida está, faça o teste no Pentáculo do Bem-estar.
Os itens a seguir representam características do estilo de vida relacionadas ao bem-estar individual. Responda cada questão de acordo com o seu perfil, seguindo as indicações:
[0] nunca = absolutamente não faz parte do seu estilo de vida;
[1] raramente = às vezes corresponde ao seu comportamento;
[2] quase sempre = quase sempre verdadeiro no seu comportamento;
[3] sempre = a afirmação é sempre verdadeira no seu dia-a-dia; faz parte do seu estilo de vida.

1) NUTRIÇÃO -
a. Sua alimentação diária inclui ao menos 5 porções diárias de frutas e verduras?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
b. Você evita ingerir alimentos gordurosos (carnes gordas, frituras) e doces?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
c. Você faz 4 a 5 refeições variadas ao dia, incluindo café da manhã completo?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
2) ATIVIDADE FÍSICA -
d. Você realiza ao menos 30 minutos de atividades físicas moderadas ou intensas, de forma contínua ou acumulada, 5 ou mais dias na semana?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
e. Ao menos duas vezes por semana você realiza exercícios que envolvam força e alongamento muscular?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
f. No seu dia-a-dia, você caminha ou pedala como meio de transporte e, preferencialmente, usa as escadas ao invés do elevador?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
3) COMPORTAMENTO PREVENTIVO -
g. Você conhece sua PRESSÃO ARTERIAL, seus níveis de COLESTEROL e procura controlá-los?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
h. Você NÃO FUMA e ingere ÁLCOOL com moderação (menos de 2 doses ao dia)?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
i. Você sempre usa cinto de segurança e, se dirige, o faz respeitando as normas de trânsito, nunca ingerido álcool, se vai dirigir?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
4) RELACIONAMENTO SOCIAL -
j. Você procura cultivar amigos e está satisfeito com seus relacionamentos?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
k. Seu lazer inclui reuniões com amigos, atividades esportivas em grupo ou participação em associações?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
l. Você procura ser ativo em sua comunidade, sentindo-se útil no seu ambiente social?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
5) CONTROLE DO ESTRESSE -
m. Você reserva tempo (ao menos 5 minutos) todos os dias para relaxar?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
n. Você mantém uma discussão sem alterar-se, mesmo quando contrariado?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
o. Você procura equilibrar o tempo dedicado ao trabalho com o tempo dedicado ao lazer?
[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]
Agora vamos pintar a estrela?
Exemplo:
As marcações são Realizadas de Dentro para Fora da Estrela!

Se em alguma resposta colocou a opção Nunca [ 0 ], na estrela essa resposta deixa em branco. Assim toda esta Ponta ficará Branca! 
Colocando Raramente [ 1 ], na estrela pinta a 1ª parte do centro para fora. (Obs: A cor laranja é sugestão!)
Pinta 2 partes se você marcou Quase Sempre [ 2 ] (Obs: A cor azul é sugestão!) e,
3 partes (a ponta inteira ficará pintada!) se marcou a opção Sempre [ 3 ](Obs: A cor verde é sugestão!)
Escolha as suas Cores! 
obs.: cada pergunta representa uma letra (ponta) da estrela, 15 letras, 15 perguntas (pontas).
Agora é com Você!
Para deixar sua estrela mais cheia, mais brilhante, mais saudável, precisa mudar seu estilo de vida. Consulte um profissional da saúde e comece agora no início do ano.

Fonte: NAHAS, M.V.B. e Francalacci, v.l. O Pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 5(2), 48-59, 2000.

Um comentário: