quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Porque um Personal Trainer?


Quem é o Personal Trainer?

O Treinador Pessoal é quem executa o serviço de acompanhamento da atividade física individualizada. É um Profissional graduado e preferivelmente especializado em área da Educação Física da sua atuação, qualificado a avaliar, desenvolver, prescrever, orientar, acompanhar e reestruturar programas de aptidão física relacionados à saúde e a qualidade de vida ou relacionados ao desempenho atlético. E que baseado em parâmetros morfológicos, funcionais-motores, fisiológicos e comportamentais, presta o serviço personalizado no intuito de alcançar os objetivos e necessidades do cliente (aluno ou atleta) com maior motivação, rapidez, eficácia e segurança.
Portanto do Personal Trainer é esperado um profissional que se informe das áreas da Saúde e da Educação Física e esteja a par das novidades da ciência.
Deve ter um domínio básico no conhecimento de diversas atividades físicas e buscar orientar e treinar os indivíduos como um ser total (físico, mental, social e espiritual), respeitando suas limitações, individualidades e credos em busca da saúde e satisfação pessoal. Mais que alguém em quem o cliente confiará o seu corpo deve ser com quem aprenderá a imensa responsabilidade de cuidar do seu maior patrimônio. Deve ser mais que um consultor; um líder, um exemplo e um amigo.

Quem é o Educador Físico?

É o Profissional da Educação Física que é o “especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para a consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo”.
"A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física que desenvolve, com responsabilidade ética".
“A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria”.
O Educador Físico, pela natureza e características da profissão que exerce, deve ser devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal/Conselhos Regionais de Educação Física, possuidor da Cédula de Identidade Profissional, sendo interventor nas diferentes dimensões de seu campo de atuação profissional, o que supõe pleno domínio do conhecimento da Educação Física (conhecimento científico, técnico e pedagógico), comprometido com a produção, difusão e socialização desse conhecimento a partir de uma atitude crítico-reflexiva”.
"O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde, observando a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional e, sujeito à fiscalização em suas intervenções no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs"

(Resolução número 46 de fevereiro de 2002 do CONFEF)

Vantagens de ter um Personal: 

 Variedade  Existem muitos meios e métodos para atingir os fins, ou seja, vários programas de exercícios físicos para o objetivo/necessidade que se procura. Um Personal facilmente identifica o tipo de treino ideal para cada caso;




• Motivação O fato de ter alguém ao lado enquanto treina aumenta o empenho e melhora a performance. É muito mais simpático ter alguém que nos ouve, motiva, corrige e nos ensina a melhor forma de fazer os exercícios do que estar a correr ou movimentar de frente para um espelho;




 Segurança  Ter um Professor Graduado, Especializado e Regulamentado ao lado corrigindo a postura, a respiração, o exercício ou mesmo a carga com que se treina, aumenta, em muito, a segurança na Atividade Física. O risco de lesões diminui e você sentirá maior confiança na execução e no acompanhamento;

Acesse aqui o CREF/PR

• Controle – Investigações preliminares, antes de se iniciar a atividade física do dia, permite ao Educador Físico imediatamente, se for o caso, remodelar a estratégia programada para o dia. Uma noite mal dormida, um dia estressante, mal alimentado, cansado, etc, são algumas das situações em que invariavelmente requer mudanças, por exemplo, no controle volume/intensidade do treinamento. E é lógico situações contrárias também poderão ocorrer;
• Compromisso Esta é a palavra chave da relação Personal/Cliente. Ter que marcar o dia e hora com o Professor na sua agenda é fundamental para que você consiga organizar o seu dia. Desta maneira é possível conciliar a atividade profissional, familiar e social com a sua atividade física. E o seu treino passa a ser um trabalho de equipe, pois o seu compromisso afeta no trabalho do Personal e vice-versa;

• Resultados  E finalmente o que o cliente pretende atingir e que o Personal se compromete a ajudar a alcançar é a otimização de resultados. Situação em que o Personal na primeira abordagem ao programa de treino adequado ao seu cliente faz uma estimativa do tempo necessário para atingir os objetivos e/ou necessidades. Em geral eles são alcançados, caso a pessoa tenha cumprido todas as regras quanto à assiduidade aos treinos, cuidados da alimentação, descansos, e até mudanças nos hábitos que afetam negativamente a sua vida. Esta mudança de atitude é fundamental para que consiga os resultados almejados.
A Academia Flex Boa Vista possui Profissionais nas mais diversas especializações que atuam como Personal Trainers.
Informe-se e Escolha o seu! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário